TerrAlimenta promove "Visita de Aprendizagem" ao Município de Torres Vedras

mista

 

O TerrAlimenta organizou, no dia 21 de novembro uma "Visita de Aprendizagem" ao Município de Torres Vedras para conhecer o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar deste município e dinamizar um "Workshop de Capacitação em Contratos Públicos para Compras Locais e Sustentáveis", com o apoio da CIMBAL e da Alentejo XXI.

Visitámos 5 cantinas e aprendemos que em 3 delas preparam-se cerca de 3000 refeições para todas as escolas da cidade, a partir de alimentos locais (carne, hortícolas, fruta e mercearias). A sopa é 70 a 80% bio, não há açucares e só se usa azeite local e biológico, como gordura. As restantes refeições (+ 3000) são preparadas nas freguesias rurais, pelas IPSS, seguindo os mesmos conceitos.

Foram momentos de grande aprendizagem e inspiração, quer pela visão política estratégica deste município, no que respeita à questão da alimentação, quer à dedicação e eficiência que toda a equipa, das cozinheiras, às nutricionistas, das engenheiras às ecónomas, passando pelas auxiliares de copa, demonstram neste processo.

Aprendemos também com 2 especialistas (Chiara Falvo e Tiago Monteiro), como podemos dar os mesmos passos, ouvimos casos de estudo e percebemos que a contratação pública para a alimentação escolar sustentável, tem limitações que devem ser alteradas, mas não são um "bicho de sete cabeças", quando sabemos fundamentar as nossas escolhas para uma alimentação mais sustentável.

E se Torres Vedras conseguiu, também o Baixo Alentejo vai conseguir. Para já, 3 municípios mostram vontade de arriscar mais e o projeto TerrAlimenta, estará cá para ajudar nesse processo.

O projeto TerrAlimenta é uma parceria entre a ESDIME Crl, Terras do Baixo Guadiana, Alentejo XXI, Rota do Guadiana - ADI, Terras Dentro, Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo - CIMBAL, Câmara Municipal de Mértola, Município de Ourique, Terra Sintrópica e DRAP Alentejo, financiado pelo PDR2020 - operação 20.2.4 da Rede Rural Nacional.

APCER selo de qualidade

PDR 2020Leader 30 anos  Alentejo 2020Portugal 2020Fundo Social EuropeuFundo Europeu do Desenvolvimento RegionalFundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural