HISTÓRIA
Do Projeto Experimental de Formação para o Desenvolvimento de Microrregiões Rurais (Messejana - 87/90) à ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste.
Fruto do debate, conceção e realização de programas de formação com vista ao desenvolvimento empresarial e regional no seio do Movimento Cooperativo Português e Europeu, e da vontade de intervir positivamente na sua terra de origem, José Carlos Albino concebeu, no quadro da Federação de Cooperativas de Produtores de Serviços, o Projeto Experimental de Formação para o Desenvolvimento de Microrregiões Rurais.
Financiada pelo Fundo Social Europeu, a iniciativa visava experimentar um conjunto de metodologias e estratégias com vista à contribuição efetiva da formação para a revitalização de microrregiões do mundo rural. Com cerca de 1500 habitantes, a freguesia de Messejana, no concelho de Aljustrel e distrito de Beja, apresentava, após o encerramento de uma unidade fabril que empregava perto de 100 colaboradores, uma taxa de 50% de desemprego e défice de atividades com autossustentação económica.
O projeto teve por objetivo desencadear um processo de mudança, através da promoção da autoiniciativa dos formandos no sentido de criação de uma sociedade, associação ou cooperativa, capaz de apoiar o desenvolvimento dos seus projetos profissionais, da freguesia e da sub-região, numa lógica de sustentabilidade.
Se, durante os dois primeiros anos, a ESDIME funcionou como uma organização dominantemente concelhia, sem programas próprios de atuação, dando apoio a projetos de criação de microempresas, principalmente de autoemprego (Programa ILE – Iniciativas Locais de Emprego), viu depois a sua intervenção alargada à sub-região, apoiando microempresas, fazendo atendimento específico a mulheres (Programa NOW) e realizando três Ações de Formação à Motivação.
As parcerias com instituições, autarquias, associações e empresas, condições imprescindíveis para a realização de um trabalho consensualizado e eficaz, multiplicaram-se durante este período, sendo hoje reconhecido à ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local do Alentejo Sudoeste o mérito pela multiplicidade de projetos desenvolvidos e rede de relações com demais entidades intervenientes no território.
Com sede em Messejana, no concelho de Aljustrel, a ESDIME é hoje uma Cooperativa de Solidariedade Social e Organização Não-governamental para o Desenvolvimento, que promove ações e projetos de desenvolvimento local, apostando na capacitação das pessoas, estimulando a iniciativa empreendedora e o exercício da cidadania, através da dinâmica associativa e da qualificação das comunidade e das organizações.
ESTATUTOS
-
Cooperativa de Solidariedade Social, Sem Fins Lucrativos
-
Entidade Formadora Acreditada pela DGERT, desde 1998
-
Pessoa Coletiva de Utilidade Pública / Lei n.º 66/98, de 14 outubro, desde 2012
-
Entidade certificada ISO 9001:2008 (2015) e ISO 9001:2015 (2017) pela APCER – Sistema de Gestão da Qualidade
ÓRGÃOS SOCIAIS (2023-2026)
PRINCÍPIOS E VALORES
"O sonho que mudou a realidade!"
VISÃO
. Coesão territorial e sustentabilidade.
MISSÃO
. Contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios e das comunidades, numa lógica de inovação e empreendedorismo.
VALORES
. Cooperação
. Inovação
. Empreendedorismo
. Proximidade
. Sustentabilidade
. Igualdade
. Responsabilidade social
OBJETIVOS
- Valorizar e capacitar as pessoas, as organizações e o território
- Apoiar o empreendedorismo e a iniciativa local
- Potenciar o desenvolvimento sustentável
- Desenvolver projetos de cooperação
- Diagnosticar e produzir conhecimento de apoio às intervenções no território