Projeto Pastagens Regenerativas

No passado dia 8 de Dezembro de 2022, ocorreu nas herdades piloto do Projeto Pastagens Regenerativas, em Ourique, Castro Verde e Mértola, uma ação de monitorização a cabo da empresa 2adapt (https://2adapt.pt/), consultora e parceira do projeto Pastagens Regenerativas.

Artigo completo pode ser consultado em:

https://pastagensregenerativas.blogspot.com/.../monitoriz...

Foram instalados módulos de monitorização em cada uma da herdades piloto do projeto, módulos estes compostos por sondas que medem o potencial hídrico do solo, e que enviam dados em tempo real. Esperamos aferir se a instalação de infraestruturas de retenção de água provocam realmente um efeito positivo no teor de água do solo.

Estas sondas são protegidas por gaiolas de exclusão do gado, que nos permitirão na primavera medir a produção de biomassa das pastagens com e sem a passagem do arado de keyline.

No dia em que se fez a instalação das sondas choveu intensamente nos locais em estudo, particularmente no piloto de Mértola. Tivemos a sorte de chegar ao terreno pouco tempo após um evento de chuva intensa, que nos proporcionou algumas evidências empíricas de que as técnicas em estudo estão a funcionar. Esta técnica parece ser particularmente eficaz a abrandar o escorrimento da água e a acumula-la nas zonas em que naturalmente escaparia, como se observa nas imagens: valas na zona de cumeada com água proveniente do escorrimento superficial, a infiltrar lentamente.

#agriculturaregenerativa #agroecology #regenerativefarming #regenerativegrazing #keyline

ISO

PDR 2020Leader 30 anos  Alentejo 2020Portugal 2020Fundo Social EuropeuFundo Europeu do Desenvolvimento RegionalFundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural